Bem-vindos!!!!

Sejam todos bem-vindos ao nosso (ciber) espaço de leitura, reflexão, discussão e trocas de experiências com leituras diversas, em contextos digitais. Esse é um espaço democrático, participe, compartilhe!!


quinta-feira, 23 de julho de 2020

Resenha do Filme "Lion: uma jornada para casa


Por João Vitor Eufrásio Castro

Lion: Uma Jornada Para Casa. Direção: Garth Davis. Produção: Iain Canning, Emile Sherman, Angie Fielder. Estados Unidos: Entertainment Film Distributors, 2017. Netflix (118 min.).

O diretor Garth Davis nasceu em 1974 em Brisbane, Austrália. Já dirigiu programas para a televisão, comerciais e filmes. Em 2017 no Brasil, estreou o filme Lion: Uma Jornada Para Casa, um drama baseado em fatos reais. O filme conta a história do indiano Saroo (Sunny Pawar e Dev Patel), um garoto que, juntamente com a família, vivia cercado pela pobreza, em uma cidade chamada Ganesh Talai, Índia.
Aos cinco anos, Saroo, se perdeu do irmão mais velho, Guddu (Abhishek Bharate), numa estação de trem de Burhanpur, Índia. Pouco tempo depois ele foi parar em um trem, onde passou dias até parar em Calcutá. Ele não compreendia a língua, passou fome e foi perseguido por sequestradores de crianças. Após algumas semanas na rua, ele foi colocado em um orfanato, onde viveu um tempo.
Ele não teve sucesso em encontrar sua família, mas, felizmente, foi adotado por John Brierley (David Wenham) e Sue Brierley (Nicole Kidman), um casal australiano que morava na Tasmânia.
Eles eram um casal que acreditava no mundo como um lugar onde já havia muitas crianças, por isso adotaram e cuidaram muito bem de Saroo. A família resolveu adotar outro garoto, Mantosh (Divian Ladwa), que também era indiano e ficou bastante traumatizado por causa do período em que viveu na rua. Os dois irmãos nunca se deram bem.
Vinte anos se passaram. Saroo e Mantosh continuavam com dificuldades no relacionamento, porque Mantosh tinha um temperamento agressivo, com dependência química, o que deixava sua mãe muito preocupada. Esse fato fazia Saroo se afastar dele, porque não gostava de ver o sofrimento da mãe. Saroo, então, vai para os Estados Unidos estudar.
Na faculdade, em uma confraternização entre amigos, ele conta sua jornada de quando era pequeno. Um de seus amigos sugere que Saroo utilizasse o Google Earth para localizar a estação de trem onde se perdeu do seu irmão Guddu. Com a ajuda de sua namorada Lucy (Rooney Mara), ele encontra a estação de trem. Com o apoio de seus pais adotivos, viaja até Ganesh Talai, com o sonho de reencontrar a família, porque embora o sentimento de gratidão e amor pelos seus pais adotivos fosse muito grande, ele nunca esqueceu o carinho de seu irmão Guddu e o zelo de sua mãe biológica, uma mãe que, apesar da pobreza, fez de tudo por seus filhos. 
Finalmente reencontra sua família. Emocionado ao ver sua mãe biológica, não deixa de amar Sue, que também é sua mãe. Ali ele recebe a triste notícia que seu irmão Guddu faleceu, mas consegue superar e promove o encontro de seus pais adotivos com sua mãe, numa cena emocionante.
Na vida nós precisamos ser como Saroo: quando enfrentarmos um problema, devemos nos agarrar naqueles que nos apoiam e ajudam, para que assim, no futuro possamos vencer. 
Por ser um filme real e com uma lição muito importante, é recomendado para todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário