Bem-vindos!!!!

Sejam todos bem-vindos ao nosso (ciber) espaço de leitura, reflexão, discussão e trocas de experiências com leituras diversas, em contextos digitais. Esse é um espaço democrático, participe, compartilhe!!


terça-feira, 3 de novembro de 2020

Resenha do filme "O menino que descobriu o vento" (2019)


 Por João Vitor Eufrásio Castro


O menino que descobriu o vento. Direção de Chiwetel Ejiofor. Reino Unido: Gail Egan, Andrea Calderwood, 2019. Netflix.

            O diretor do filme é Chiwetel Ejiofor. Ele é um ator britânico que nasceu em 1977 no Reino Unido. Chiwetel além de ser o diretor deste filme drama, também foi ator deste mesmo, interpretou o pai do personagem principal: William Kamkwamba. É mais conhecido por suas obras da Marvel, interpretava o personagem pantera negra.

O filme é baseado em fatos reais, conta a história de William Kamkwamba (Maxwell Simba). Ele era um menino inteligente que juntamente com sua família viviam em um vilarejo em Malawi, um dos países mais pobres da África.

Certo dia, o tio de William morre, ele era dono de terras que compunham grande parte das árvores daquela região. As terras foram passadas para Jeremiah, um homem que não era muito inteligente.

O governo ofereceu dinheiro para Jeremiah em troca das terras, o governo queria cortar todas as árvores. Jeremiah não ouviu seus companheiros e acabou vendendo as terras. Como consequência as chuvas alagaram as plantações, diminuindo a colheita.

Quando chega o período de secas a fome é um problema para toda a população. William teve que deixar de estudar porque seus pais estavam ficando sem dinheiro.

Sua família sofreu muito, foram roubados e estavam sem saber o que fazer. William com seus conhecimentos sobre eletricidade que havia obtido na escola teve uma grande ideia. Um de seus professores utilizava um dínamo em sua bicicleta, quando ele pedalava gerava energia capaz de acender um farol. William estudava na biblioteca de sua velha escola escondido, através de um livro ele percebeu que com o dínamo podia trazer a água de volta.

Mas precisava de ajuda das pessoas que viviam ali para construir, seu pai que nunca havia estudado acreditava que isto era bobagem e por isso o obrigava apenas a trabalhar. A mãe de William convenceu seu pai a dar a ele sua bicicleta e também a ajudá-lo. Com uma bicicleta velha e equipamentos velhos todos ajudaram William e eles construíram um moinho de vento. O moinho produzia energia e com isso conseguia trazer água de um poço, a agricultura voltou a ser possível e eles recuperaram as plantações. Nunca mais eles tiveram que enfrentar a seca.

Todos ficaram orgulhosos de William, principalmente seu pai, que achava que isto era uma ideia tola. William recebeu uma bolsa de estudos e hoje frequenta a faculdade em Johanesburgo, na África do Sul.

Através deste filme aprendemos que nossos problemas não podem nos impedir de fazer a diferença. Eu recomendo este filme para pessoas que gostam de histórias reais e inspiradoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário