Bem-vindos!!!!

Sejam todos bem-vindos ao nosso (ciber) espaço de leitura, reflexão, discussão e trocas de experiências com leituras diversas, em contextos digitais. Esse é um espaço democrático, participe, compartilhe!!


quarta-feira, 15 de julho de 2020




Por Beatriz Lacerda Miranda.


BOWEN, James. Um gato de rua chamado Bob. 1 Edição Brasileira, Ribeirão Preto SP, Novo Conceito Editora, 2017.

“Às vezes é preciso sete vidas para salvar uma”
       
      Em Um gato de rua chamado Bob, o livro que deu origem ao filme, o autor e artista de rua James Bowen conta a história de como conheceu seu amado gato Bob.  James é um musico de rua lutando para sobreviver em Londres. Após passar por diversos conflitos em sua vida acaba se viciando em drogas e vivendo do pouco que consegue nas ruas movimentadas de Londres com a sua arte.
       Mas a história toma um rumo diferente quando, em um dia comum, James encontra Bob, um belíssimo gato laranja, nos corredores de seu prédio. A princípio James procura o dono do gato, porem ao perceber que provavelmente se tratava de um gato de rua, decide leva-lo ao veterinário. Logo depois de saber que estava tudo bem com Bob, James o leva para casa, na esperança de que o gato voltasse de onde veio, mas os planos de Bob eram outros.

“Acho que você quer ficar –Falei baixinho para ele. ”
       
        James então decide colocar o gato para dentro de casa e sair para “trabalhar”, mas sempre que chegava na rua, Bob estava logo atrás.

“Fique aí, você não pode ir para onde estou indo- disse. ”
        
          O personagem, então, se dá por vencido e deixa Bob acompanhá-lo. No caminho é parado por várias pessoas querendo fazer carinho e perguntando sobre o gato.

                   Ele é seu? – Disse ela, acariciando-o.
-Acho que sim- respondi. ”

        Ao voltar para casa James percebe que ganhou bem maios do que de costume e então se permitiu esbanjar um pouco, comprando uma comida melhor e também ração para Bob. Com o passar dos dias com James tocando nas ruas de Londres e Bob, deitado sempre ao seu lado, as pessoas que por ali passavam se acostumaram com a presença daquela dupla dinâmica.
      James então percebe que precisa mudar de vida já que agora tem mais alguém para cuidar. Arruma um emprego como vendedor de revistas ambulante e Bob, como sempre, o acompanha e ganha até um crachá especial de funcionário felino. 

“Você viu isso, Bob? - Disse a ele- Parece que somos oficialmente uma família”
“É Bob, parece que somos eu e você contra o mundo. ”
     
        Então graças a um pequeno felino laranja, James adquire responsabilidade, se livra de vez das drogas, melhora um pouco sua condição de vida e se torna “visível ao mundo”. E Bob encontrou um lar onde é muito amado.

“Todo mundo precisa de um tempo, todo mundo merece uma segunda chance. Bob e eu agarramos a nossa...”
       
         O livro mostra uma história incrível de superação e mostra que as vezes, você só precisa de uma mãozinha, ou nesse caso, de uma patinha. Para você, que ama animais e acredita na vida.                                                                                                                                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário