VERNE, Júlio. Viagem ao Centro da Terra. Jandira SP: Principis, 2019.
O escritor francês Jules Gabriel Verne, conhecido como Júlio Verne, nasceu em 1828 e faleceu em 1905. Durante sua vida escreveu diversas obras nas quais se popularizaram, uma delas é Viagem ao Centro da Terra. Essa é uma obra de ficção de aventura que se tornou um filme em 2008.
O enredo do livro se passa no século XIX e conta a história de Otto Lidenbrock, um professor de geologia e mineralogia alemão, e seu sobrinho Axel. Certo dia o professor Lidenbrock encontra um antigo manuscrito, escrito em código único por Arne Saknussemm, alquimista do século XVI e grande ídolo do professor. Com a ajuda de Axel, Lidenbrock decifra o antigo documento. Eles descobrem que Saknussem havia descido o vulcão Sneffels na Islândia e havia chegado ao centro da terra. O corajoso professor, juntamente com seu sobrinho, fica decidido de fazer tal aventura.
Ao se equiparem, deixam sua cidade na Alemanha. Deixam também Marthe, a empregada doméstica, e Grauben, afilhada do professor e namorada de Axel. Ao chegarem à Islândia, Lidenbrock contratou um caçador para ser o guia e ajudante da aventura, Hans Bjelke.
Quando encontram o vulcão Sneffels, começaram a descer. Os três homens passaram por diversos problemas abaixo da superfície terrestre, falta de água e comida, a perda de Axel, cansaço e muitas das vezes ficavam perdidos em galerias.
Nas galerias, eles descobrem uma galeria enorme na qual tinha um oceano, ilhas, nuvens, luz e diversas plantas, animais e seus fósseis que pertenciam a era primária. Hans constrói uma jangada e eles viajam pelo enorme oceano, lutaram contra uma tempestade e foram levados à marge oposta do oceano.
Finalmente, eles acham uma passagem obstruída que os levaria ao centro da terra e usam pólvora para explodir a passagem. Porém, a explosão foi tão colossal que a jangada onde eles estavam, devido a uma erupção, foi expelida de volta a superfície terrestre.
Então, fizeram contato com os habitantes nativos do local em que saíram e descobriram que estavam na Sicília. Ao voltarem para Alemanha o professor se tornou famoso e sua história que durou meses circulou todo o globo terrestre.
Este livro é muito divertido e eu o
recomendo especialmente para o público jovem.