Bem-vindos!!!!

Sejam todos bem-vindos ao nosso (ciber) espaço de leitura, reflexão, discussão e trocas de experiências com leituras diversas, em contextos digitais. Esse é um espaço democrático, participe, compartilhe!!


sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Resenha do filme "O menino do pijama listrado" (2008)



Por João Vitor Eufrásio Castro

O menino do pijama listrado. Direção de Mark Herman. Inglaterra: Miramax, BBC Films, Heyday Films, 2008. YouTube.

O diretor do filme, o menino do pijama listrado, é Mark Herman. Ele nasceu em 1954 em East Riding of Yorkshire, Reino Unido. É roteirista, diretor, escritor e cineasta inglês. Teve participação em outros filmes, como Um toque de Esperança e Hope Springs - Um Lugar para Sonhar.

O filme se passa na Segunda Guerra Mundial, no meio do Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Bruno (Asa Butterfield) de apenas 8 anos de idade é o personagem principal do filme. Ele vivia em Berlim, tinha uma vida muito boa, tinha amigos e família. Bruno não sabia muito sobre o trabalho do seu pai (David Thewlis), sabia que ele era um soldado muito importante e bastante respeitado. Certo dia ele recebeu a notícia que iria ter que se mudar para o campo juntamente com sua família, por questões do trabalho de seu pai. Triste com esta decisão de se mudar ele deixou seus avós e amigos.

Chegaram a uma casa grande em uma região desolada repleta de soldados, lá era onde eles iriam morar. Bruno não deixa de perceber que da janela do seu novo quarto era possível ver uma fazenda, repleta de crianças e fazendeiros que usavam pijama. Curioso, resolve perguntar aos soldados e seus familiares, porém nenhum lhe deu uma resposta convincente, resolveu descobrir sozinho.

Ao chegar ao local ele se depara a um grande cercado de arame farpado, encontra Shmuel (Jack Scanlon), um judeu da sua idade. Os dois começam a conversar e viram amigos, ambos não sabiam e não entendiam o que estava acontecendo e a época que estavam vivendo.

Bruno percebeu que os “fazendeiros” eram obrigados a fazer tarefas pesadas e eram tratados de forma rude pelos soldados. Ele e sua irmã (Amber Beattie) tinham aulas particulares com um professor, eles estudavam muito história, aprendiam que os judeus eram pessoas ruins. Porém ele era muito inocente.

Certo dia, Bruno estava conversando com seu amigo, Shmuel, que dizia que seu pai havia sumido. Bruno pega um uniforme de Shmuel e os dois começam a procurar o pai de Shmuel. Ocorre uma complicação, os soldados levam Bruno e Shmuel, juntamente com todos os outros judeus para uma câmara, onde são mortos por gás venenoso.

Sua família encontra suas vestes na beira do cercado do campo de concentração e deduzem que ele morreu.

Este filme é um drama que se passa em uma guerra. Minha recomendação é para todas as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário